LEI Nº 1.190, DE 15 DE JUNHO DE 2015.
DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES GERAIS
PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2016 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O PREFEITO MUNICIPAL DE VENDA
NOVA DO IMIGRANTE, ESTADO DO
ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara
Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Ficam estabelecidos, nos termos desta Lei, as Diretrizes Gerais para
Elaboração da Lei Orçamentária Anual do Município de Venda Nova do Imigrante,
para o exercício financeiro de 2016.
Parágrafo único - O anexo I desta Lei estabelece as metas fiscais, em cumprimento à Lei
Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, art. 4°, §§ 1° e 2°, e o Anexo II
estabelece os Riscos Fiscais, em cumprimento à Lei Complementar nº 101, de 04
de maio de 2000, art. 4°, § 3°.
Art. 2° A lei orçamentária anual compreenderá: o orçamento fiscal, a seguridade
social e os investi mentos, de acordo com o artigo 15
da Lei Orgânica Municipal.
Art. 3° A lei orçamentária anual conterá a descrição da receita, da despesa e o
programa de trabalho do Município, em conformidade com o disposto na Lei
Federal nº4. 320/64.
Art. 4° No Projeto de Lei Orçamentária Anual, as receitas a despesas serão
orçadas a preços correntes, estimados para o exercício de 2016.
Parágrafo único - O Poder Executivo, quando da remessa do Projeto de Lei Orçamentária
Anual promoverá, se necessário, a adequação do Anexo de Metas Fiscais.
Art. 5° O valor a ser destinado à Reserva de Contingência, não será menor que
1,5% (um e meio por cento) da receita corrente líquida.
Parágrafo único - Os recursos da Reserva de contingência destinados a riscos fiscais,
caso estes não se concretizem até o dia 1º de dezembro de 2016, poderão ser
utilizados por ato do Chefe do Poder Executivo Municipal, para abertura de
créditos adicionais suplementares de dotações que se tomem insuficientes.
Art. 6° As emendas ao projeto de lei orçamentária anual deverão estar de acordo
com o artigo 132 e seus incisos e parágrafos da Lei
Orgânica do Município de Venda Nova do Imigrante.
Art. 7º As diretrizes orçamentárias para o Exercício de 2016 compreenderão:
I - Metas e prioridades da administração pública municipal;
II - Orientação para a elaboração da lei orçamentária anual, incluindo o
Poder Legislativo;
III - Proposta de alterações na legislação tributária;
IV - aumento de remuneração e reposição salarial, criação de cargos ou alteração
de estruturas de carreira, bem como a admissão de pessoal a qualquer título e
reestruturação do plano de cargos e salários.
Art. 8° Constituem metas e prioridades da Administração Pública Municipal.
I – GABINETE DO PREFEITO:
a - assessorar e garanti
r as ações relacionadas à modernização e
condições necessárias ao funcionamento do Gabinete do Prefeito;
b - atuar em parceira com a sociedade organizada, iniciativa privada e
órgãos, entidades e entes da União e Estados;
c - democratização da gestão pública;
d - aquisição de equipamentos para o desempenho das ações do Gabinete do
Prefeito;
e -articulação com
órgãos federais, estaduais e
municipais, entidades privadas e instituições financeiras nacionais e
internacionais com vista à captação de recursos para a realização de programas e projetos que promovam o desenvolvimento econômico,
social e cultural
no território do
Município;
f - provisão de recursos financeiros de contrapartida para firmar
contratos e convênios;
g - promover a participação popular na gestão pública municipal e
estimular o controle social a partir da transparência das ações da
Administração Municipal;
h - aquisição de programas e contratação de consultorias de sistema de
gestão
i- implantação
do sistema de vídeo monitoramento em
pontos estratégicos do Município.
II- SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO:
a - manutenção do
controle de patrimônio, almoxarifado, setor de compras, recursos humanos e
protocolo;
b - seleção, treinamento e capacitação de pessoal;
c - reformas que forem necessárias na Estrutura Administrativa
Municipal;
d – continuidade das obras de construção das sedes dos Poderes Públicos
Municipais;
e - realização de
concurso público se necessário;
f - aumento e ou reposição salarial;
g - recursos para pagamento de amortização de dívidas;
h - aquisição de programas e contratação de consultoria de gestão
pública aplicada;
i - reestruturação do plano de cargos e salários.
III - SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS:
a - modernização
da máquina administrativa e
fazendária do Município
b - atualização dos cadastros mobiliários e imobiliários;
c - atualização da legislação tributária
com as devidas regulamentações;
d - estudos relativos a projetos para a captação de recursos financeiros
nas fontes disponíveis e recuperação de receita;
e - dinamização do setor de informações e divulgações da ação
governamental, através da aquisição de equipamentos modernos e programas
atualizados para agilizar as informações;
f - aquisição de equipamentos e veículos, para campanhas e melhorias na
busca do aumento da arrecadação, fiscalização e geração de impostos;
g - manutenção e estruturação do Fundo Municipal de Habitação; h-
implantação e disponibilização de serviços online.
IV - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA:
a - aquisição de terreno e construção da sede da SEMEC;
b - aquisição de terreno para Construção de quadras e um ginásio
Municipal poliesportivo, pista de atletismo com campo de futebol (contemplando
arquibancada);
c - informatização da Secretária e rede escolar, implantação de sistema
online com todos os dados e números da rede municipal de educação;
d - complementação alimentar para a classe estudantil;
e - construção, ampliação, reforma e
aquisição de terrenos e equipamentos para as creches, jardins de
infância e escolas municipais;
f - melhoria do transporte escolar, aquisição de ônibus e monitoramento
com câmeras internas;
g – projeto de inclusão (apoio a estudantes portadores de deficiências);
h - capacitação de professores, merendeiras e pessoal administrativo;
i - apoio as atividades culturais;
j – biblioteca nas escolas (aquisição de livros e adequação da estrutura
física), sendo que as bibliotecas
escolares deverão ficar sob coordenação da Biblioteca Municipal;
k - equipamentos para os serviços educacionais;
l - intercâmbio cultural entre Municípios, Estados e Países;
m - apoio a Cultura, instituindo programas de treinamento, para novos
talentos, animadores culturais e outras atividades afins;
n – obras equipamentos para repetidoras de TV no Município;
o - construção, restauração de casarão antigo, construção de monumentos,
aquisição de equipamentos, pessoal para criação e manutenção de museu
Municipal;
p - aquisição de livros, móveis e equipamentos para a Biblioteca
Municipal;
q - manutenção de espaços e implantações das atividades culturais;
r - equipamentos e uniformes para a Banda Marcial;
s - criação e estruturação de espaço para funcionamento da feira de
artes, artesanato e cultura;
t - construção e reforma de quadras poliesportivas escolares;
u - construção e reforma de creches;
v - aquisição de programas e contratação de consultoria do sistema
educacional;
w - apoio no transporte escolar do ensino médio -IFES, APAE através de
convênio;
y - apoio ao transporte escolar dos universitários que residem no
Município;
z - reestruturação do plano de cargos e salários.
V - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE:
a - expansão e qualificação da oferta de serviços e ações na área de
saúde, em consonância com as diretrizes da Lei Orgânica da Saúde, com
implantação dos programas de saúde pactuados na gestão assumida;
b - aquisição de terreno, construção, reforma e ampliação de prédios e
aquisição de equipamentos para atendimento da saúde médico-odontológico e laboratorial;
e - capacitação e treinamento para técnicos da área de saúde;
d - ações relacionadas à melhoria
da qualidade da água para a população do Município;
e- implantação, aparelhamento e adequação das Unidades de Saúde;
f - aquisição de equipamentos;
g - aquisição de programas e contratação de consultoria no sistema de
gestão de saúde pública;
h - implementação das ações do CIM Pedra Azul ou similar;
i - apoio as ações de prevenção, educação em saúde e programas ;
j - Capacitação de pessoal administrativo em função da autonomia
contábil e financeira da Secretaria Municipal de Saúde;
k - manutenção do almoxarifado;
l- ações para recuperação de dependentes químicos.
m- garantia de execução de ações e serviços em saúde, de competência do
Sistema Municipal de Saúde.
VI - SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
a - planejamento e promoção de ações voltadas para a proteção à família,
à maternidade, à criança, ao adolescente, ao idoso e às pessoas portadoras de
necessidades especiais, visando garantir ao cidadão direitos a beneficies e
serviços de qualidade;
b - atuação em parceria com a sociedade organizada, com a Iniciativa
privada e com os governos estadual e federal na promoção de cursos
profissionalizantes para geração de emprego, renda e para capacitação de
recursos humanos;
c - construção reforma e ou ampliação de prédios, aquisição de
equipamentos para programas, projetos e/ou serviços que atendam à Proteção
Social Básica e Proteção Social Especial de média e alta complexidade;
d - transferências de recursos para entidades de Assistência Social
legalmente constituídas;
e - construção, reforma e/ou ampliação de Centros Comunitários;
f - aquisição de veículo para atender programas de relevância social;
g- manutenção, estruturação, capacitação e aquisição equipamentos para
os Conselhos Municipais geridos pela Assistência Social;
h -estruturação e manutenção do Conselho Tutelar;
i- Capacitação de pessoal da Secretaria Municipal de Assistência Social
j- acolhimento institucional à criança, adolescente e idoso, nas ações
de alta complexidade.
VII - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA:
a - estruturar programa de monitoramento através de geoprocessamento, de
modo a maximizar a aplicação de recursos;
b - expansão da telefonia fixa e móvel, da eletrificação e da internet;
c - treinamento e capacitação de profissionais que visem a dar apoio
e suporte às atividades desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura;
d - aquisição de equipamentos, máquinas e implementos para a
agricultura;
e - apoio ao pequeno e médio produtor rural, através de programas de uso
adequado do solo, utilização correta
de agrotóxicos, recursos hídricos, incremento da produtividade e da
qualidade;
f - transferências de recursos para entidades jurídicas e legalmente
constituídas;
g - fortalecimento da agricultura familiar no município;
h - desenvolver ações junto aos produtores rurais, para aumento da
produtividade, qualidade e comercialização dos produtos, através de incentivos
e conscientização;
i - promoção e realização de eventos e feiras da agroindústria;
j - apoio técnico, comercial e marketing na expansão do programa da
Agroindústria de Pequeno Porte (APP);
k - fornecimento vale feira aos servidores municipais visando o
fortalecimento da agricultura familiar, bem como melhorias na estrutura de
funcionamento da feira livre;
l - Promoção, realização de fomento de mudas para distribuição aos
produtores rurais do Município.
VIII – SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBINETE:
a - desenvolver atividades de reflorestamento, de recuperação e preservação de nascentes, áreas de recarga
e manutenção do lençol freático;
b - treinamento e capacitação de profissionais que visem a dar apoio e
suporte às atividades desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente;
c - aquisição de equipamentos e softwares para informatização;
d- apoiar a implantação do plano Municipal de saneamento básico;
e- ampliar e fortalecer a gestão ambiental municipal;
f - Apoiar o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento -
CODEMASA, no uso de suas atribuições;
g - Aplicar o código municipal de meio ambiente, e seus regulamentos;
h - elaboração de projetos e Licenciamento Ambiental de intervenções de
responsabilidade da municipalidade;
i - desenvolver e apoiar programa de educação ambiental;
j - desenvolver ações previstas no plano Municipal de gestão integrada
de resíduos sólidos;
k- contratação de recursos humanos para apoio nas atividades a
serem desempenhadas.
IX – SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, INFRAESTRUTURA URBANA:
a - abertura, reabertura, calçamento e pavimentação de ruas e vias
urbanas, bem como rodovias;
b - construção de praças, parques,jardins e áreas de lazer;
c - ações relacionadas á melhoria e saneamento básico do Município;
esgoto;
d - construção e ampliação de redes de água potável e de coleta e
construção de pontes e bueiros;
f - aquisição de equipamentos e materiais;
g - extensão, melhoria e manutenção das redes de iluminação pública;
h - ações relacionadas à regularização dos loteamentos irregulares no
município;
i - construção de casas populares e ou melhoria das condições
habitacionais (reformas), bem como aquisição de terrenos para esta finalidade;
j - conclusão e implementação da fábrica de artefatos de cimento e
aquisição de máquinas e equipamentos para fabricação de artefatos de cimento;
k - curso de capacitação e treinamento para funcionários desta
secretaria;
l - sinalização (vertical e horizontal) de ruas e avenidas e colocação
de placas de trânsito;
m - aquisição de terrenos para a municipalidade;
n - telaplanagem, encaibramento e aterros em áreas urbanas;
o - obras
para contenção de enchentes, canalização de água e construção e ampliação de galerias
pluviais;
p - aquisição de veículos e máquinas;
q - coleta, transporte e destinação final do lixo.
X - SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO, ESPORTE E LAZER
a - promoção do turismo, esporte e lazer;
b - continuidade das obras do Centro de Eventos Pe. Cleto Caliman;
c - apoio ao desenvolvimento do desporto amador;
d - construção, reforma e ou melhorias de praças esportivas e áreas
e - construção, reforma e ou ampliação de quadras e ginásios de lazer;
esportes;
f - promoção de festas e eventos culturais, econômicos, esportivos
Turísticos e sociais (festa de emancipação política, eventos esportivos,
comunitários e outros), e participação em eventos turísticos, com divulgação
das potencialidades turísticas do Município e etc.;
g - cursos de capacitação e treinamento para técnicos da área de
turismo, esporte e lazer, guias e proprietários rurais do agroturismo;
h - promoção de feiras de turismo, da agroindústria e do artesanato, bem
como a manutenção e ampliação do posto de informações turísticas e da casa do
turista da região das montanhas capixabas, visando levantamento de fluxos de
turistas, com loca l para exposição dos produtos do Município e avaliação dos
mesmos;
i - manutenção dos programas existentes, criação de novos produtos e
manutenção do site oficial do Município;
j - aquisição e desapropriação de áreas e construção de praça de
esportes;
k - melhoria da infraestrutura dos pontos turísticos;
l - aquisição de área e construção de posto de informação;
m - apoio a atletas em competições oficiais;
n- apoio à realização de atividades de eco turismo, turismo
de aventura, esportes de aventura;
o- apoio às atividades do Centro
Cultural e Turístico Máximo Zandonadi;
p- apoio promocional l aos
produtos do agroturismo e
produtos tradicionais de Venda Nova;
q- apoio às ações do Conselho e Fundo Municipal de Turismo.
XI - SECRETARIA MUNICIPAL DE INTERIOR E TRANSPORTES:
a - aquisição e
manutenção de máquinas e implementos;
b- ensaibramento, drenagem, calçamento, manutenção e
pavimentação de estradas e vias rurais;
c - construção de pontes, bueiros e mata-burros;
d - aquisição de patrulha mecanizada e renovação da frota;
e - construção de casas populares e ou melhoria das condições habitacionais (reformas) no
interior;
f - sinalização (vertical e horizontal) e colocação de placas de
trânsito e indicativas no Município;
g - aquisição de equipamentos e veículos para a secretaria;
h - apoio ao produtor rural, na construção e limpeza de caixas secas
para retenção de águas pluviais.
Art. 9° Os recursos disponíveis do Tesouro Municipal, somente poderão ser
programados para atender despesas de capital, inclusive a amortização de
dívidas por operações de crédito, vinculações e fundos, após atendidas as
despesas com pessoal, encargos sociais, serviços da dívida e outras despesas
com custeio administrativo e operacional.
Art. 10 O Poder Executivo Municipal fará publicar o Quadro de Detalhamento da
Despesa e estabelecerá a programação financeira e o cronograma anual de
desembolso mensal, nos termos do art. 8º da Lei Complementar nº 101/00, por
grupo de despesa, bem como as metas bimestrais de arrecadação, até trinta dias
após a publicação da lei orçamentária anual.
Art. 11 Os recursos provenientes de convênios, contratos e subvenções
repassadas pela Administração Municipal, deverão ter a sua aplicação comprovada
no prazo de 60 (sessenta) dias após o término da obrigação contratual, exceto
se constar outro prazo no contrato ou Convênio.
Art. 12 O orçamento destinará às despesas com investimento não menos que 5%
(cinco por cento) da receita, inclusive as transferências do Estado e da União.
Parágrafo único - A inclusão de programa do orçamento anual não previsto nas diretrizes
orçamentárias poderá ser feita pelo Executivo, desde que parte do programa seja
financiada por recursos de outras esferas de governo, através de projeto de lei
encaminhado ao Poder Legislativo requerendo autorização específica, e que
estejam de acordo com o PPA.
Art. 13 O orçamento da seguridade e assistência social compreenderá as dotações
destinadas às ações nas áreas de saúde, previdência social e assistência
social, compreendendo: obras, serviços, ações típicas da administração local e
aquelas de outras esferas de governo integrantes do Sistema Único de Saúde
(SUS) e Lei Orgânica da Assistência Social.
Art. 14 Será elaborado, para cada fundo municipal, o plano de aplicação que
conterá:
a - as metas e os
objetivos a serem alcançados;
b - as despesas a serem realizadas com suas respectivas fontes de
recursos e classificação orçamentária.
Art. 15 Ocorrendo durante a execução do orçamento frustração das metas de
arrecadação da receita, deverão os poderes Executivo e Legislativo, respectivamente,
por Decreto ou Ato da Mesa, determinar a limitação de empenho, objetivando
assegurar o equilíbrio entre a receita e a despesa.
Parágrafo único - A limitação de que trata este artigo, será determinada por unidades
orçamentárias e terá como base percentual de redução proporcional ao déficit de
arrecadação.
Art. 16 O Município não está prevendo e ou estabelecendo renúncia de receita
(anistia, isenção, remissão, subsídio e etc.) para o próximo exercício, caso
venha ser instituída, serão observados os procedimentos do artigo 14 da Lei
101, de 04 de maio de 2000.
Art. 17 Caso o Projeto de Lei Orçamentária não seja aprovado até 31 de dezembro
de 2015, a sua programação poderá ser executada até o limite de 1/12 (um doze
avos), do total de cada dotação para manutenção, em cada mês, até que seja
aprovado pela Câmara Municipal.
Parágrafo único - Caso o Projeto de Lei Orçamentária seja rejeitado pela Câmara
Municipal, aplica-se o disposto no artigo 132, §
6° da Lei Orgânica Municipal.
Art. 18 A Lei Orçamentária referente ao exercício de 2016 poderá conter
autorização ao Poder Executivo e Legislativo para abrir Créditos Suplementares
até um determinado limite percentual da despesa fixada, conforme disposto no art.
43, da Lei n°4.320/64 e seus parágrafos.
Art. 19 Fica o Executivo Municipal autorizado a adequar a proposta orçamentária
às novas disposições constitucionais e legislações complementares e ordinárias
delas decorrentes, principalmente aquelas que atingirem profundamente o sistema
financeiro do País.
Art. 20 Fica o Executivo Municipal autorizado a incluir receita e despesa
provenientes de assinaturas de Convênios assinados no decorrer deste exercício.
Art. 21 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 22 Revogam-se as disposições em contrário.
Publique-se, registre-se e cumpra-se.
Venda Nova do Imigrante, 15 de Junho de 2015.
DALTON PERIM
PREFEITO MUNICIPAL
Este texto não substitui o original publicado e
arquivado na Câmara Municipal de Venda Nova de Imigrante