Breve histórico:
Aldi Maria Caliman, a Dé, é filha de Arlinda Falqueto Caliman e Clementino Caliman e mãe de Carla e Emílio. A história de Dé na educação de jovens se consolidou nos anos 1980, ao dar aulas na Escola Fioravante Caliman, após fazer faculdade de Educação Física em Brasília. Na política, ela foi atraída para um grupo que vislumbrava a emancipação de Venda Nova. Foi neste período que se elegeu vereadora, com Venda Nova ainda distrito de Conceição do Castelo. Dé, aos 28 anos, foi a primeira filha de Venda Nova eleita vereadora. Em maio de 1988, Venda Nova conquistou a emancipação, e Dé decidiu se afastar da vida pública por um período.
Na terceira legislatura de Venda Nova, em 1997, ela voltou para o cenário político e foi suplente de Sérgio Onofre. Numa ocasião de afastamento do titular, ocupou a vaga de vereadora por 120 dias. Como professora de educação física da Escola Fioravante Caliman, Dé fundou na escola as olimpíadas internas e, como resultado, conseguiu colocar uma equipe nos jogos oficiais das Olimpíadas do Estado.
Em 1990, ela fez outro concurso e assumiu a segunda cadeira como professora e, em 1992, atuava como voluntária da Escolinha de Vôlei nas dependências da própria escola. De volta à vida política, Aldi Caliman continua na luta pela oportunidade às crianças e aos jovens por meio do esporte. Hoje ela ocupa as relatorias da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJRF) e da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO).